Contagem regressiva PB2023

O discurso que fez história no Prêmio Biscoito.

Você já parou para pensar sobre a necessidade de inclusão em premiações e eventos abertos ao público? A gente vai te contar!

A cada ano que passa, a falta de acessibilidade e inclusão tem sido grande pauta para as premiações ao redor do mundo. Muitas delas vêm sendo criticadas pela falta de acesso tanto no local da premiação, quanto também nas transmissões. A implantação de legendas ao vivo e audiodescrição, representantes de libras, rampas de acesso, locais para pessoas obesas e fones antirruído, para ajudar pessoas com sensibilidade a barulhos vem sendo cada vez mais utilizadas. Ainda assim, existem muitas premiações que deixam pessoas com deficiência excluídas, e não oferecem uma qualidade mínima para uma experiência justa. Teve prêmio por aí que nem entregou o convite para todas as indicações, imagina o resto da premiação, né?

Em 2022 preparamos a segunda fornada do Prêmio Biscoito, com o tema “A Fantástica Fábrica de Biscoitagem”, e apesar de todos os biscoitos distribuídos, nós pensamos em cada detalhe para que todas as pessoas tenham se sentido parte e confortáveis com o evento. Além disso tudo, também tivemos um acontecimento para lá de importante, que fez história para o nosso clube. Gabriel Isaac foi o grande vencedor da categoria “Crush do Vale” e trouxe para o palco do PB2022 um discurso maravilhoso, onde destacou ainda mais a importância de termos surdos para representar outros surdos. “Infelizmente nós não temos surdos que nos representem, tem ouvintes que estão ali representando, mas não é isso que queremos, nós precisamos de surdos que representem de verdade, nós estamos ali vivendo essa cultura” disse Isaac em um trecho do seu discurso. E ainda ressaltou para que os influenciadores façam a inclusão de legendas em seus conteúdos e consiga mais alcance para pessoas surdas.

Gabriel Isaac no Prêmio Biscoito 2022

Mas isso é apenas o início de uma história, a acessibilidade vai para muito além, ela precisa ser englobada para todas as pessoas. Agora, também precisamos reproduzir essa importância para todo o mercado e exigir que esses grandes palcos sigam este modo de produzir e assumam este compromisso com a cidadania cultural, a nossa comunidade exige isso!

Mas e aí, o que você acha sobre isso? Aproveita, e siga a gente nas redes sociais e acompanhe outros conteúdos sobre a nossa comunidade.