Se assumir nem sempre é uma tarefa simples, muitas vezes o processo envolve entendimento e aceitação própria. Compreender como abordar o assunto com família e amigos, e às vezes, o questionamento é “Será que conto? Será que não vou receber respeito nesse momento?”, pra depois isso realmente se tornar palpável. Além disso, às vezes, nem tudo sai como deveria, e esse plano todo cai por água abaixo, quando alguém tira a gente do armário sem você estar pronto ainda. E isso é pavoroso, né? E só quem já viveu sabe bem o desastre…
Por outro lado, até pouco tempo atrás nós tínhamos uma grande influência de uma indústria cisnormativa, que nos enfiava goela abaixo relacionamentos héteros e super galãs em novelas e filmes. Mas, felizmente agora isso vem sendo mudado, e muitos artistas e personalidades vêm se assumindo e finalmente trazendo essa representatividade que nós tanto clamamos.
Bora ver alguns deles aqui na lista?
Pedro Sampaio – Todo mundo já meio que sabia, né? Mas o querido se assumiu bissexual durante o show dele no Lollapalooza, de um jeito super fofo tocando o remix de “Toda Forma de Amor”, de Lulu Santos.
Reynaldo Gianecchini – O maior galã de novela desse Brasilzão se assumiu Pansexual em 2020 e diz que não é gay. Mas recentemente o alecrim foi alvo de críticas após um comentário durante a participação no programa “Conversa com Bial”. No momento, o ator declarou que não tinha “Escrito na testa: sou gay” e ainda completou: “Eu jamais diria que não sou parte da comunidade. Eu sempre falei que, no mínimo, sou simpatizante. Eu sou uma daquelas letrinhas, eu já tenho exposto, dentro do possível da minha sexualidade fluida”. O comentário a gente deixa pra vocês.
Douglas Souza – Falando em sair do armário, o ícone do vôlei, defende o direito dos gays ficarem no armário e desabafa: “Héteros não se assumem. Precisamos também parar com essa ideia de que gays devem se assumir” e ainda falou “Acho que o pior cenário é aquele onde a pessoa é menor de idade e ser totalmente dependente dos pais. Sempre existe a possibilidade de os pais não darem apoio, suporte, e você achar que está sozinho”.
O ambiente do vôlei está super movimentado ultimamente com muitos comentários preconceituosos. Imagina só estar na pele desse querido e ainda ter que conviver com aquele jogador homofóbico e apoiador de genocida, né?
Gilberto Gil – O cantor revelou que já teve relações sexuais com outros homens na época da sua juventude. E ainda falou “Somos todos filhos de um pai e de uma mãe, resultado da combinação dos genes de ambos. Portanto, somos todos bissexuais”.
Fernanda Souza – Acho que todos nós sofremos muito com o término com o Thiaguinho, mas mal sabíamos que essa reviravolta viria, né? A nossa Fernandinha anunciou aos seguidores que tinha um novo relacionamento em abril de 2022 com a Eduarda Porto, na legenda escreveu sobre a descoberta de ser quem é. “Se conhecer e acolher cada descoberta sobre si é um processo enriquecedor e transformador”. Uma querida!
Agora que já falamos um pouco sobre como foi o processo de saída do armário destes famosos, pensamos que se você também estiver passando ou querendo iniciar este processo, poderíamos ajudar. Assim a gente levantou algumas dicas importantes que podem te ajudar e muito em tudo isso…
- Converse com pessoas já assumidas e veja como foi esse processo para elas e quais referências você pode ter.
- Não há um melhor momento pra isso, mas busque uma ocasião em que a família estiver mais aberta para isso, e se possível amacie o terreno antes de falar sobre.
- Busque algum parente ou amiga próxima da família, que possa acalmar seus pais se a reação deles for devastadora e se achar prudente, esteja com ela por perto no momento da revelação.
- Se teus pais são muito conservadores e moralistas, e se não desconfiaram até agora de nada, você precisará ser paciente, mas exija sempre respeito.
- Tenha alguém de confiança como um “porto seguro”, caso ainda more com a família e eles não aceitem bem isso e te expulsem de casa, você terá uma ajuda nesse momento difícil.
Nunca se esqueça, caso precise de ajuda procure um psicólogo para conversar, de preferência que tenha vivência LGBTQIAPN+ para situar e direcionar melhor sobre os seus anseios e de fato, te ajudar no que estiver passando.
Aproveita, e siga a gente nas redes sociais e acompanhe outros conteúdos sobre a nossa comunidade.